
Quem está em busca de perder umas gordurinhas e alcançar o corpo dos sonhos já deve ter ouvido falar sobre os produtos termogênicos. Eles prometem queimar as gorduras e ajudar no emagrecimento. Mas, será que eles são tudo isso? Você sabe como eles funcionam?
No texto de hoje vamos explicar o que são os termogênicos, como eles funcionam e quais as indicações e cuidados com estes produtos. Ficou interessado? Então, continue a leitura!
Oque são os termogênicos?
Como já falamos, os termogênicos são substâncias que vão auxiliar na perda de peso. Eles aumentam o gasto calórico por meio da termogênese. Podem ser encontrados nos alimentos e suplementos alimentares e agem aumentando a temperatura corporal, por isso o nome de termogênicos.
Os alimentos termogênicos mais comuns são: gengibre, canela, café e pimenta. Esses alimentos possuem substâncias que causam o aumento da temperatura. Já os suplementos, como o Fire Black ou o 2Hot, oferecem uma mistura destas substâncias. Vamos detalhar essa questão mais à frente.
Entenda como eles funcionam
Todo alimento gasta uma certa quantidade de energia para ser digerido. Alguns alimentos demandam um esforço maior, gastando mais energia. Com isso, o metabolismo aumenta, elevando também a temperatura corporal e o gasto calórico.
A tendência natural do corpo humano é manter a temperatura por volta de 36º. Ao sair do equilíbrio, o corpo precisa trabalhar para voltar à sua temperatura ideal. Pense que o corpo é uma máquina. Se a máquina está muito quente, ela vai precisar de mais energia para funcionar e para se resfriar. O corpo funciona da mesma forma.
Os alimentos termogênicos agem aumentando a temperatura do corpo e mantendo o metabolismo acelerado ao longo do dia. Com isso, aumenta a queima dos estoques de gordura e, ainda, dá um animo extra para realizar outras tarefas ao longo do dia.
Qual a indicação de uso?
A principal indicação para o uso dos termogênicos é o emagrecimento e queima de gordura, mas esses não são os únicos benefícios. Eles dão mais energia e podem ajudar a reduzir o apetite. Com o aumento da energia, você pode treinar com mais eficiência, o que facilita o processo de emagrecimento e definição muscular.
Mas, não se engane, não adianta tomar suplementos ou consumir alimentos termogênicos e achar que vai emagrecer se não seguir uma dieta balanceada e fizer uma atividade física. A fórmula básica para o emagrecimento é gastar mais que ingerir. Os termogênicos só vão ajudar a gastar mais, mas eles não fazem o trabalho sozinhos. O treino e a dieta são essenciais.
Veja quais cuidados devem ser tomados
Algumas pessoas relatam efeitos colaterais ao consumir suplementos termogênicos, como taquicardia, coceira, falta de concentração, enjoo, tonteira, dor de cabeça, aumento da pressão arterial e até confusão mental. Isso depende da quantidade que for consumida e da capacidade do corpo de cada um ao lidar com as substâncias.
Nem todo mundo pode consumir os suplementos termogênicos. Existem alguns grupos de risco, como crianças, grávidas, pessoas com problemas cardíacos, na tireoide ou insônia. Os suplementos termogênicos necessitam da indicação de um profissional da área da saúde para serem consumidos.
Por exemplo: pessoas com hipertireoidismo não podem fazer uso de cafeína, pois elas já possuem o metabolismo acelerado. Como a cafeína acelera o metabolismo, ela pode promover a perda de massa magra, o que não é bom para a pessoa.
Quem pode orientar sobre a quantidade e como tomar, tanto para um indivíduo saudável como para indivíduos dos grupos de risco, é um nutricionista ou médico. Eles podem indicar o que é melhor para cada caso, usar suplementos ou os alimentos termogênicos.
Quais os produtos termogênicos mais comuns?
Como já comentamos, os produtos termogênicos podem ser encontrados em alimentos ou suplementos. Algumas pessoas usam a terminologia de termogênicos naturais e artificiais. Os termogênicos naturais são aqueles alimentos encontrados na natureza. Já os artificiais são produtos manipulados, que misturam diferentes princípios ativos, como a cafeína e taurina.
Conheça os principais alimentos termogênicos
Pimenta vermelha: ela contém a substância capsaicina, que ajuda na queima da gordura corporal. Estudos mostram que ela ajuda a aumentar em até 20% o metabolismo. Além disso, a pimenta tem outros benefícios, como ser anti-inflamatória e ajudar a melhorar a imunidade.
Café: ele é rico em cafeína, que é um dos estimulantes mais conhecidos e usados no mundo. A cafeína acelera o metabolismo, dá mais energia e favorece a queima de gordura.
Gengibre: ele contém óleos essenciais que ativam a circulação, ajudam a produzir calor e proporciona a queima de calorias.
Canela: ajuda a aumentar o metabolismo basal por ser um alimento de difícil digestão. Além disso, por ser uma especiaria saborosa, o consumo é fácil, podendo ser ingerida com frutas, chá e água saborizada.
Chá verde: as catequinas que estão presentes no chá verde ajudam a aumentar o gasto energético e aumentam o metabolismo, além da ação diurética do chá.
Como vimos, os produtos termogênicos são uma excelente maneira de ajudar no emagrecimento, mas eles precisam ser consumidos com cautela. Sempre procure orientação com seu nutricionista ou médico de confiança antes de começar o uso. Assim, você pode aproveitar todos os benefícios que eles oferecem sem colocar a saúde em risco.
E então, gostou do nosso conteúdo? Agora que você já sabe como consumir e utilizar termogênicos, assine nossa newsletter para receber mais informações importantes sobre dietas e treinos, além de ter acesso a ofertas exclusivas.
Porque saúde e estética andam juntos!